Tema: Sofrimento

É preciso correr o risco de amar. 30 ideias para rezar com as palavras do Papa na JMJ.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.
Disse-o a ti.
Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.
Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".
Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

Descarregar PDF

Tinha que ser agora, era o momento ideal. Fizeste planos, estavas entusiasmado com a expectativa... E não deu. Vai demorar tempo.

Deste muitas horas, empenhaste-te como em nenhum outro projeto, tinhas uma certa segurança de que daria... E falhou. Precisava de mais dedicação.

Estavas a lutar bem, um longo período sem quedas. Animado com a ideia de deixar um problema para trás... E caíste. É preciso voltar ao início.

Estás farto de lhe dizer, já conversaste com calma, já lhe deste razões... E ele não muda. Ainda não consegue.

Com paciência verás muito mais frutos: maduros e colhidos nos tempos de Deus. Espera.

Fazes muitas contas. Dás peso a virtudes e pecados e controlas a tua balança. Ora tens saldo para fazer umas asneiritas, ora corres a praticar a virtude com medo que Deus te apanhe distraído.

No meio é que está a virtude, dizes. E vais mantendo o jogo empatado, contando dar mais no prolongamento, mas com um secreto medo da cega justiça dos penalties.

Quem faz contas à entrega, joga mal e sem gosto. O mais provável é que desista.

Quem entra em campo por amor, cansa-se e sofre. Mas receberá, do próprio Cristo, a coroa da glória.

A presença de Maria consola sempre, e Fátima tem o dom de nos transmitir confiança. Mas a mensagem é muito exigente.

Nossa Senhora pediu a umas crianças que rezassem o terço todos os dias, e eles rezavam vários. Pediu-lhes um grande amor a Jesus na Eucaristia, que eles mostravam na Sua adoração. Pediu-lhes penitência, que eles faziam pelos seus pecados e pelos nossos. Pediu-lhes uma devoção ao Papa, que amavam sem poder compreender. Pediu-lhes que sofressem com fé, por amor a Jesus.

O impressionante clamor que se ouve naquele santuário, não é só um pedido pelas nossas pequenas intenções: é a prece à mãe de Deus pela salvação das nossas almas.

Jesus entra hoje em Jerusalém sob o aplauso dos mesmo que O entregarão à morte em poucos dias. Somos assim tu e eu: caímos com estrondo depois de declarações de paixão a Cristo.

Começa a semana santa. Deixa-te mover pela Paixão do Senhor para que o teu coração compreenda a paixão com que O deve amar. A que aceita padecer.

Vive a Paixão de Cristo com Ele. Oferece-te para carregar a cruz e sofrer pelos homens. Não és apaixonado se viras as costas sempre que custa um bocadinho.

Pergunto-me muitas vezes porque sofro. Às vezes irritado, outras resignado. E só me abeiro da aceitação quando o pergunto a Ti, Jesus.

Não é que me expliques. Mostras.

Com a Tua paixão e morte, suportaste o que eu passei, aceitaste-o, amaste-o. Na tua dor está a minha, que já não tenho que levar só.

Olhando para a cruz, às vezes fica mais claro. Fica sempre mais fácil. Sozinho é que é difícil.

*

Pela devoção à via sacra de Jesus viverás melhor esta quaresma. Aparece hoje na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, às 21:00, para acompanhar, com o Patriarca, os passos de Cristo na Sua paixão.

Como escreve São Paulo, «os atletas impõem a si mesmos toda a espécie de privações: eles, para ganhar uma coroa corruptível; nós, porém, para ganhar uma coroa incorruptível» (1 Cor 9, 25). Quando te sentires desanimar, pensa na grandeza do prémio que te espera: uma eternidade com Deus. Um troféu que merece todos os sacrifícios, todos os esforços. Um troféu que começas a saborear já aqui, na terra.

São Paulo ensina-nos que, «em Cristo, tudo concorre para o bem dos que amam a Deus» (Rm 8,28). Tudo. As dificuldades, os sofrimentos, as coisas pequenas e as grandes, as normais e as inexplicáveis, e até os pecados de que te arrependes. Entrega-Lhe tudo e confia. Deus aproveitará tudo para te fazer santo. Até os pregos que massacraram Jesus tiveram utilidade para a salvação do mundo.

Às vezes, Deus não explica. Mas mostra.

Estende-te a mão e fica a teu lado quando sabes que sobram as palavras. Já virão, quando estiveres pronto para as compreender.

À pergunta pela dor, Deus responde de dentro. Suportou-a –também a tua– na Cruz. Para a aceitar, amar e vencer.

Choras? Chora com Ele.

***

Diante o sofrimento, duvidas de Deus? E quem fica para te responder?

Fazes tua a dor de quem amas, suportando-a ao seu lado, sendo Cristo para os outros? Ou foges?

É que é preciso muito mais que isso!

Respeito, admiração, carinho. E disposição de ouvir, aprender e cuidar. Carregaram às costas a sua vida e a nossa.

Como cristãos, sabemos para que estamos nesta terra. Fará algum sentido abandonar quem vive a última etapa dessa jornada? Pobre cultura a que vê nos velhos um fardo.

Hoje é dia dos avós.

Sem medo da palavra! A obediência é uma virtude. Não te diminui, nem é coisa de fracos. É a atitude humilde e sensata de pessoas maduras que vivem, por amor, a sua liberdade.

Deves obedecer à tua consciência, onde Deus fala. Deves obedecer a quem é legítimo instrumento de Deus para guiar a Igreja. Deves obedecer à autoridade humana justa, que reflete a caridade de Deus. Deves obedecer a Deus, porque é Deus! E deves obedecer como Cristo que, até à morte, pagou a nossa desobediência.

Num daqueles desvarios rebeldes, em que te dá para enfrentar toda a autoridade, pensa em Jesus no horto das oliveiras: "não se faça a minha vontade". Nunca ninguém foi tão livre.

Jesus sofre.

A Paixão do Senhor é violenta e crua. Muito diferente das experiências de fé que mais me agradam. Sem sorrisos, sem abraços, sem consolos, sem canções. Tem sangue, dor e lágrimas, que não posso disfarçar.

Não quero fugir desta cena. Deve ficar gravada na minha memória porque aconteceu para mim. Jesus quis redimir-me pelo sofrimento e deixou-se pregar, expiando assim os meus pecados e os teus.

A vida cristã é leve, alegre e boa, mas passa pela cruz. Aceita-a. Não deixes que Jesus a carregue sozinho.

Deus não veio suprimir o sofrimento. Não veio sequer explicá-lo. Mas veio preenchê-lo com a Sua presença.*

Quando a vida me traz dissabores, faz-me bem pensar nisto. Deus não me prometeu que eu não havia de sofrer. Mas garante-me que eu não sofro sozinho.

(*Paul Claudel)

Tudo verdade! E por isso o usas como desculpa.

–Desculpa?!

Sim, desculpa.

Se queres realmente ser santo, é fundamental seres honesto contigo mesmo. Se tiveres uma direção espiritual transparente, em que te vais dando a conhecer tal como és, poderás ter uma verdadeira relação com Deus.

É que é fácil cair na grande ilusão: esse mundo cor de rosa em que és mais bonito do que pensas, sem nunca tocar a realidade.

E por isso não te entregas. Quererás mandar sempre, cedendo aqui e a ali, orgulhoso de alguém que não és.

É uma questão de tempo até o espelho partir...

Sim. Doem-me os escândalos. Ferem o corpo de Cristo e afastam almas de Deus. Mas sei que a Igreja é santa pela santidade de Jesus, apesar dos erros e misérias dos católicos. Dos meus erros. Das minhas misérias.

Amo a Igreja e preciso dela para não ser, também eu, escândalo para os outros. Amo a Igreja e preciso dela porque não posso viver sem a Missa e sem a Confissão. Amo a Igreja e preciso dela, porque amo e preciso de Cristo.

Não estou na Igreja por capricho. Estou porque me quero salvar. E estes católicos que são ocasião de escândalo? Precisam da Igreja como eu.

Que para ser bom não tem que ser diferente.

O mesmo trabalho, as mesmas pessoas, o mesmo sítio, os mesmos resultados... ainda que não te encham de entusiasmo humano (ou sejam mesmo difíceis de suportar), são o teu dever agora. E por isso, onde podes ser santo.

Aí podes encontrar Deus, trabalhar por amor, viver a caridade e o serviço aos outros, espalhar a fé com o exemplo e a palavra.

Talvez desejasses fazer algo em que fosses o protagonista. Ou estar num projeto visível e importante. Ou simplesmente trabalhar onde houvesse paz.

Esses dias chegarão. Agora, lembra-te que a tua tarefa é enorme. O teu trabalho discreto e aparentemente monótono tem um alcance extraordinário. Porque colaboras com a tua parte na criação. E porque desde aí, com Deus ao teu lado, podes chegar a todo o mundo.

Posts mais antigos