Tema: Terço

É preciso correr o risco de amar. 30 ideias para rezar com as palavras do Papa na JMJ.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.
Disse-o a ti.
Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.
Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".
Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

Descarregar PDF

Nossa Senhora pediu, em Fátima, que rezássemos o terço todos os dias. Pediu-o em todas as aparições. E pediu-o a ti, que tens muito que fazer, nenhum tempo livre e uma facilidade incrível para adormecer na oração!

Escolhe o teu momento para rezar o terço, diariamente. Quando o plano do dia for diferente, reza antes. Nos dias em que for impossível rezar antes, reza no fim de tudo. Mas reza!

Não é para cumprir: é amor e agradecimento a Santa Maria. E a consciência de que a tua missão só se cumpre rezando.

Não gostas do terço. É repetitivo, monótono. Sempre as mesmas orações, as mesmas palavras. Seria impossível repeti-lo todos os dias. Preferes o estímulo da novidade.

Mas já reparaste que o amor é sempre repetitivo, sempre rotineiro? Como esses casais velhinhos que continuam a andar de mão dada e a perguntar diariamente um ao outro como correu o dia. Quando repetem os mesmos actos, estão a renová-los, a dar-lhes nova vida. Sempre, e a cada dia, fazem novas as velhas promessas. São fiéis. São perseverantes.

E tu? Queres aprender a amar assim? Então, agarra no terço. Maria vai ensinar-te.

Foi o que lhe disse Nossa Senhora e o que ele cumpriu com tanto empenho e gosto.

O Francisco era uma criança. O Francisco é Santo. Se a ele lhe foram pedidos muitos terços, eu, pelo sim, pelo não, vou ver se passo mais as contas do Rosário.

Afinal, não custa nada. E consigo muito com esta oração.

Talvez me ajude a ver com mais clareza aquelas infidelidades a que sou insensível. E que me pedem mais terços que ao Francisco!

Impotentes perante o que se passa na Europa, temos uma arma poderosa para responder aos pedidos do Papa Francisco: rezar o terço.

Todos podemos. Talvez seja o momento para cumprir o propósito, tantas vezes atrasado, de o rezar todos os dias. E com esse pequeno esforço, cada um no seu cantinho, mas juntos na intenção, obteremos de Nossa Senhora o que ela já nos quer dar: a paz hoje. E, além disso, a paz na Igreja, nas nossas casas, em cada um de nós.

Rainha da Paz, dai-nos a Paz.

Se quiseres!

Mas, sendo tão fácil, que pena não crescer todos os anos na devoção à nossa Mãe.

Como quiseres.

Mas o terço é uma arma segura. E a preferida de Nossa Senhora.

Quando quiseres.

Mas se o rezares todos os dias...

Daquele que tens numa gaveta, em cima na mesa ou no espelho do carro! Começa o mês de maio e Nossa Senhora tem presentes guardados para ti. Só espera que tu os peças. Aproveita o terço, mesmo sabendo que te distrais imenso de cada vez que o rezas. Esse esforço deixa contente a tua Mãe do Céu. E o Seu filho, a quem te unes nesta oração. Tens tantas pessoas e intenções pelas quais pedir... Lembra-te que Nossa Senhora pediu em Fátima para o rezarmos todos os dias. Terá sido só aos Pastorinhos?

Queres acompanhar o Papa a rezar o Terço todos os dias de maio? Este ano, o Santo Padre sugeriu que rezassemos o terço unidos a 30 santuários marianos em todo o mundo. No link da bio está uma lista com os santuários e as intenções do Papa Francisco para cada dia.

E, se ainda não viste, espreita a conta da JMJ @lisboa2023_pt para ver os terços que fizeram e as propostas para o mês de maio.

É tão fácil, tão breve, tão útil. Não custa nada rezá-lo todos os dias. Ou não tens 10 minutos para oferecer a Nossa Senhora? Reza o terço, não desperdices essa torrente de graças que Maria tem preparadas para ti e para aqueles por quem rezas.