Tema: Livros que queimam

É preciso correr o risco de amar. 30 ideias para rezar com as palavras do Papa na JMJ.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.
Disse-o a ti.
Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.
Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".
Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

Descarregar PDF

Temos à mão um imenso tesouro para a nossa vida cristã: os escritos do Papa, a vida dos Santos, o catecismo da Igreja, os textos sobre vida espiritual.

Lendo, conhecemos melhor Deus e a Sua atuação, aprendemos a lutar, vemos como os Santos de identificaram com Jesus, alimentamos a nossa oração.

Também somos o que lemos. Não deixes de aproveitar a imensa bibliografia cristã que te pode fazer Santo. Aconselha-te com algum sacerdote ou amigo para saber o que mais te convém.

Tudo, claro, além da Bíblia que, suponho, lês todos os dias.

Não sou o que tenho, nem sequer o que faço. Muito menos apenas o que gostaria de fazer.

"Sou aquilo que sou aos olhos de Deus: uma criança pobre, que não tem absolutamente nada, que recebe tudo, mas que é infinitamente amada e totalmente livre, que não tem nada a recear, nem a perder, pois recebeu já tudo, antecipadamente, do amor gratuito e benevolente do Pai que lhe disse, um dia, estas palavras definitivas: Tudo o que é meu é teu (Lc 15,13)."

Jacques Phillipe, em "A liberdade interior". Lê o resto.

Como todos os livros da Bíblia, os Salmos são textos inspirados por Deus. Costumas utilizá-los na tua oração? Ao início talvez estranhes o estilo da linguagem e as imagens sugeridas: lamentos e gemidos, inimigos e batalhas, confiança e abandono. Mas verás como se aplicam à tua vida. E, quando não souberes o que dizer, encontrarás neles um consolo.

Uma sugestão: lê, com calma, os salmos todos. E marca aqueles que mais te ajudaram a rezar. Depois, com essa seleção podes utilizá-los mais vezes na tua oração. É rezar com as palavras de Deus.

Faz todo o sentido que procures as razões da tua fé. Não tenhas medo de perguntar. Mas questiona para descobrir a verdade, não para justificar a tua conduta. Descobriste que o tens feito está errado? Podes indignar-te e dizer que a Igreja não é ninguém para ensinar moral. Ou então, alegrar-te porque a Igreja é uma boa mãe, que te quer ajudar a ser feliz. Que foi deixada por Jesus para te indicar o caminho que leva a Ele. Que te ajudará a mudar esse hábito que, afinal, estava errado. Esta é a correta. A Igreja não existe para te agradar, existe para te salvar... o que é bem mais agradável! 

Sugestão: utiliza o Catecismo da Igreja Católica para esclarecer as tuas dúvidas. É um texto profundo, nem sempre fácil, mas sempre bonito. E seguro.

Link na bio.

Caminho

de S. Josemaria Escrivá

"Ilumina, com o resplendor da tua fé e do teu amor. (...) E incendeia todos os caminhos da Terra com o fogo de Cristo que levas no coração." É o primeiro ponto de caminho. E uma descrição do seu valor.

O mais conhecido livro de S. Josemaria serve-nos muitas vezes de inspiração. Se todos nos dissessem que o vão ler, podíamos fechar esta conta.

Vai ajudar-te a rezar. São pontos breves, separados por temas cristãos, que puxam pela nossa generosidade. Um ou outro vai-te deixar incomodado. Lê outra vez! Deves ter acertado...

Vê no link da bio um site com esta e outras obras de S. Josemaria. Não tem desperdício! 

E hoje é dia de S. Josemaria!

Link na bio.

"Uma janela de esperança", disse Bento XVI sobre a mensagem de Fátima.

As Memórias da irmã Lúcia ajudam-nos, não só a conhecer esta mensagem, mas a aplicá-la na nossa vida.

Pelo relato detalhado na primeira pessoa e pela simplicidade com que contam a vida exemplar dos pastorinhos.

É um livro para aprender a ser cristão, escrito sem pretensões, de onde podes tirar exemplos para a tua vida interior. E começar a fazê-los já hoje.

O segundo volume traz as memórias sobre os pais de Lúcia e a vida de uma família profundamente cristã. Também é excelente!

Link na bio com o livro disponibilizado no site do Santuário de Fátima.

Mas enquanto formos todos envergonhados, vai parecer que estamos sozinhos. E isso desanima! Repara que, se muita gente não vive a moral sexual da Igreja, não é porque tenha outra: simplesmente não tem nenhuma. Ou então tem: liberdade e consentimento. Certo, mas pobre. Temos que falar mais disto e mais abertamente. E ficará muita gente a saber que é possível, ainda que custe, viver de outro modo. E que esse outro modo, quando lutamos, é muito atrativo. Algumas vezes vais corar... alguém tem de começar! Mas sê valente: não te resignes, só por vergonha, com o que toda a gente faz.

Um livro que ajuda: "Teologia do Corpo para principiantes", de Christopher West, editado pela Paulinas em português.

A moral sexual católica é muito mais que um conjunto de regras. Este livro, que nos introduz nos ensinamentos de S. João Paulo II sobre o tema, ajuda a perceber o significado, beleza e importância da sexualidade humana. É uma proposta desafiante. E muito bela.

Link na bio.

Esta edição recolhe as catequeses do Papa Bento XVI sobre Oração. A experiência de quem passou muitas horas em conversa com Deus.

O Papa emérito fala-nos da oração de Jesus, da oração na Bíblia, de como devemos orar. É um "livro que queima" mas com serenidade: a própria deste diálogo com Deus.

Ajuda-nos a ter outros horizontes para a nossa vida de oração.

Foi editado pela Paulus em português. Também se podem encontrar as catequeses no site do Vaticano e no link da bio (recolhidas por nós).

Link na bio.

Ao subir ao Céu, Jesus pediu aos Apóstolos que fossem por todo o mundo, pregar o Evangelho. Agora somos nós.

Nesta Exortação Apostólica, o Papa mostra-nos como essa é uma tarefa apaixonante. Anunciamos o Evangelho porque não contemos o Amor a Deus dentro do nosso coração. E quando ele transborda, aumenta ainda mais essa paixão por Cristo.

No link da bio deixamos, além do texto completo, uma seleção de excertos feita por nós.

Um cheirinho:

EG 20 “(…) todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.”

EG 81 “(…) muitos leigos temem que alguém os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre.”

EG 264 “A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus (…). Um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoas amada, de a apresentarm de a tornar conhecida, que amor seria? Se não sentimos o desejo intenso de comunicar Jesus, precisamos de nos deter em oração para lhe pedir que nos volte a cativar-nos.”

Vamos chamar toda a gente?

A paixão, morte e Ressurreição de Jesus na Cruz são os momentos centrais da história da nossa salvação. Ali, Jesus tinha-te presente. Não foram os cravos, mas o Amor, o que o prendeu à Cruz. Nosso Senhor não sofreu apenas pela humanidade mas por cada um de nós. Por ti e por mim.

Não podemos ser indiferentes a esse mistério. E por isso, a Igreja nos propõe a Quaresma: um tempo de conversão e de reflexão, que culmina na celebração do Tríduo Pascal.

Este livro, que acompanha os passos de Jesus na sua paixão, pode ser uma boa ajuda para essa preparação. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. Cristo deu-a por ti.

Agradece-Lhe preparando bem a renovação, pela liturgía, dessa entrega. E cada crucifixo será para ti uma recordação desse amor imenso, divino, que te permite, já aqui nesta vida, ser tão feliz como o foram os Santos.

O livro é um clássico! Transpare- ce nele a familiaridade com Jesus, própria de quem já gastou muito tempo nessa amizade. E Nossa Senhora, acompanha o seu filho em todo esse caminho. Como a ti durante a quaresma.

O original, em espanhol, foi escrito em 1624, com o título "História da Sagrada Pasión sacada de los cuatro Evangelios". Poderás encontrar edições posteriores com outros títulos, mas pelo autor acertarás. Há uma edição portuguesa deste livro à venda na internet (Rei dos Livros).

Pede, agradece, conta a Deus as tuas coisas. Mas lembra-te dEle: na oração também conheces Deus. Por isso, não centres esses momentos de conversa apenas nos teus assuntos. Abre o Evangelho e procura conhecer Jesus, pergunta-Lhe porque faz isto ou diz aquilo. Louva-O com as tuas palavras. Chama-Lhe Amor, Senhor, Pai, Rei... amigo, irmão, confidente. Olha! Contempla os mistérios da nossa Fé, espanta-te diante da beleza da Eucaristia, do Presépio, da Cruz. E conta-Lhe tudo, mas deixa-O falar. O centro da tua oração é Deus: tira-te da frente!

Um livro muito útil para aprender a fazer oração: Tempo para Deus (de Jacques Philippe). Editado em português pela Lucerna e à venda online (Lucerna, Wook, Bertrand).

Mas olha que é nas dificuldades que provas o teu amor. E esta separação forçada tem que puxar pela tua criatividade. Procuras alternativas para te fazeres presente? Continuas a pensar nas surpresas e nos pormenores que agora ganham tanto valor? Já descobriste restos de amor próprio que dificultam o teu carinho? Tens contado com Jesus para este tempo de prova? Se viveres essa lealdade, o confinamento até vos pode fortalecer. E talvez percebas que o namoro sem sexo, que sugere a Igreja, não é assim tão absurdo!

Achamos muito interessante e útil um livro de Thomas G. Morrow chamado "Namoro cristão num mundo hipersexualizado". Está editado em português pela Encontro da Escrita e à venda online (Wook).

Os apóstolos conviveram com Cristo pessoalmente. Tu, que também és apótolo, podes fazer o mesmo: está na Eucaristia e está no Evangelho. Esse Cristo, que adoras na hóstia consagrada, é o mesmo que viveu há dois mil anos, num lugar determinado, com um modo de estar e de falar particular, com um rosto, com uma personalidade, com gestos característicos... É verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Lendo essas páginas inspiradas, conhecerás melhor Aquele que pode ser, se quiseres, o teu melhor amigo.

Lê um pouco todos os dias: por capítulos, por tempo, por episódios. E medita no que leste. Se não tiveres nenhuma Bíblia em casa, encontras na net. Se não tiveres tempo, inventa. Lê de manhã, lê antes de adormecer, lê antes de começar a trabalhar... lê quando quiseres, mas lê.

E quando leres, reza. Usa a imaginação e entra nesses episódios como um dos discípulos de Jesus, como um centurião, como uma criança, como um burro... fala com Ele, ajuda na multiplicação dos pães, caminha ao Seu lado sobre as águas. E carrega a cruz com Jesus.

Os Evangelhos são 4. Existem 3 com relatos semelhantes: chamam-se sinóticos e foram escritos pelos Santos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. O quarto foi escrito por São João, e tem algumas diferenças no relato. Para começar, sugerimos que pegues no Evangelho escrito por São Mateus porque está escrito com mais explicações, e terás facilidade em compreender depois os restantes.

Vamos começar a deixar sugestões de livros, variados, que te ajudem a compreender e viver melhor a fé cristã. Talvez aconselhemos um por mês. Talvez menos.

Se não tens o hábito de ler, começa por aí, aos poucos, com livros pequenos ou mais leves. Pede a alguém que te aconselhe bons livros e vai descobrindo o teu estilo e autores favoritos. Não te esqueças que o teu cérebro adora a frivolidade mas foi feito para mais. E, lendo, chegas a mais.

Dois conselhos: quando leres notícias, não fiques apenas pelos títulos, lê algumas até ao fim; e procura ler também algumas coisas mais profundas (e difíceis): artigos, ensaios, crítica... que te obriguem a pensar e a voltar atrás para ver se percebeste tudo.

Ler faz bem: aprendes, arrumas a cabeça, melhoras o teu modo de falar, conheces mais coisas, aprofundas na natureza humana. E desfrutas com a beleza da escrita e do conteúdo.

A primeira sugestão é a mais óbvia. Mas talvez esteja a ganhar pó numa prateleira...