Tema: Missa

É preciso correr o risco de amar. 30 ideias para rezar com as palavras do Papa na JMJ.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.
Disse-o a ti.
Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.
Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".
Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

Descarregar PDF

Às vezes não porque estás distraído. Ou porque queres ser discreto. Mas deves responder de modo que se ouça, que se note que afirmas o que crês, para quem está à tua volta e com eles.

E como não estás sozinho, tenta responder ao ritmo dos outros, uníssono, reforçando o sentido de pertença a essa comunidade.

Também não é preciso gritar! Por berrares as orações ao teu ritmo não pareces mais piedoso: pareces surdo!

Nenhum outro mandato foi assim obedecido.

Desde há 20 séculos, dia após dia, não encontramos nada melhor para celebrar um aniversário e pedir pelos mortos; agradecer as colheitas e preparar um ano; coroar um novo rei e admitir na igreja uma nova vida; pedir saúde e festejar vitórias; oferecer a vida a Deus e suplicar fidelidade; suportar pandemias e amparar os males da guerra. Em maravilhosas catedrais de pedra e nas grutas pobres de qualquer lugar; entre os poderosos e com os mais humildes; na multidão de uma vigília jovem e só no quarto de um velho sacerdote.

Impressiona o milagre, único na história, da inumerável multidão de homens que tomou, toma e tomará o corpo e o sangue de Cristo na Santa Missa.

Que não tenham vergonha de servir a Deus, nem medo de O defender. Que aprendam cedo a adorar a Eucaristia e a venerar a liturgia. Que nos ensinem a estar na Missa e sejam um testemunho no seu ambiente.

E se lhe chamam padre?!

Ele que responda como entender. Com orgulho, ironia ou secura. Demos-lhe ferramentas antes de lhe tirar a alva.

E se ele quiser ser padre?!

Queridos pais, será preciso proteger de Deus os filhos?

Não sei. E tu também não sabes. Mas gostamos de nos atravessar com teorias e análises, que dificilmente nos deixam no tom positivo de quem conta com Deus.

Uns dizem que é da doutrina, outros da falta dela; uns que é a moral, outros a liturgia; aqueles a tradição, estes o modernismo.

Talvez estejam vazias por minha causa. Ou por tua. Em vez de teorias, faz a tua parte e enche a Igreja com a tua presença, e com uma vida santa e apostólica. Que, como Cristo, arraste.

Igual à minha, com os textos e orações que a Igreja, do seu rico tesouro, preparou para nosso alimento. Conhece bem esse rito, para poderes participar com proveito do milagre da Eucaristia.

Mas, além disso, tu próprio podes trabalhar o teu modo de assistir à Missa: de que pedes perdão a Jesus? O que pões sobre o Altar no ofertório? Por quem rezas na oração universal? Que vivos e defuntos recordas ao Senhor? Como te preparas para comungar? Como agradeces?

Pensa no que te ajuda a rezar com atenção e cuida com esmero dos pormenores. Como um apaixonado.

Às vezes ouvimos expressões que demonstram muito pouco conhecimento do que diz a Igreja, da moral católica e das verdades de fé elementares.

Sempre que podes, explica-o. Por muito pouco interessados que estejam em Deus, todos agradecem informação correta: além de aprender, evitam a vergonha de dizer disparates.

Outras vezes, nós próprios esquecemos a primeira catequese e falamos das coisas de Deus como quem não as conhece, ou não tem fé.

É que sem empenho pessoal na própria formação, corremos o risco de seguir outro Jesus qualquer. E –pior!– de enganar os outros.

Tens que aprender a ser cristão.

Por obrigação, dificilmente falarás de Deus. Por amor, dificilmente te calarão.

Mais do que com ideias e estratégias, darás a conhecer Cristo com a naturalidade do teu testemunho. Falarás sem te pedirem, com a alegria e o entusiasmo de um apaixonado.

E esse amor cresce pelo tempo que passas na companhia de Jesus. Ele ficou na Eucaristia para te mostrar como tem sede de estar contigo. Escolhe estar com Ele.

***

Dedicas um tempo diário à oração? Tentas fazê-la, sempre que podes, numa igreja, diante do sacrário?

Tens devoção eucarística? Preparas-te para comungar, fomentando o desejo de intimidade com Cristo?

Quem te vê numa igreja (à conversa, ao telefone, nas redes sociais, a falar alto...), não consegue perceber o que tem de especial aquele espaço.

Quem te vê assistir à Missa (a fazer comentários, distraído, a dormir...), não entende porque lá estás cada domingo.

Quem te vê a rezar... mas alguém te vê a rezar?!

Eu sei que estás à vontade com Jesus. Tão à vontade que te esqueces com Quem estás. E acabas por não O ver.

No sacrário está Cristo realmente presente. Diante Dele porta-te como com um bom amigo, um confidente, um irmão... que é Deus! É claro que faz diferença!

Hoje, dia do Corpo de Deus, adoramos a Eucaristia nas nossas ruas. No meio do ruído, confusão, trânsito, trabalho, gente... passa Jesus e ajoelham-se os homens. E com eles se ajoelha a cidade, o mundo, a criação, prestando a devida homenagem ao criador de todas as coisas.

Espantado? É que ali, discreto e vulnerável, num pedaço de pão, está Deus. Não um símbolo, não uma imagem, não um sinal. Deus.

Hoje pede a Jesus que aumente a tua fé na Sua presença real na Eucaristia. E que essa fé mude o modo como te aproximas e recebes o Senhor, para O levares depois aos que ainda estão incrédulos.

Hoje Jesus é preso.

Antes, o Rei lavou os pés aos discípulos, o Inocente quis conquistar o traidor, o Amor deixou-nos o mandamento novo, o Omnipotente prendeu-se num pedaço de pão.

Assim é Deus. Não é uma noite espantosa?!

*

Encontra hoje um momento para abrir o evangelho de João no capítulo 13. Tudo fez e disse por ti.

E tu, necessitado de cura, não tens melhor modo de tocar-Lhe que os sacramentos.

Confessa-te antes da Páscoa. Prepara bem o teu encontro com Jesus que quer ouvir-te e perdoar-te. E poderás recebê-Lo, na comunhão, de alma limpa e renovada.

A vida cristã na Igreja precisa dos sacramentos: são o nosso acesso a Cristo. Se há outro modo de chegar a Jesus? Assim sensível, eficaz e em comunhão com a Igreja... não!

Tocamos Cristo na liturgia, numa ação que não é pessoal mas de toda a Igreja. De Deus.

Por isso cuidamos com amor os objetos e gestos litúrgicos. A riqueza, a dignidade, a limpeza, a solenidade. Pomos carinho no que é Sagrado.

E agradecemos que nos expliquem o que é mais difícil de entender. Não que o omitam. Nem que inventem.

Porque queremos preparar-nos para participar bem, pedimos que seja lugar de união, em vez de criatividade. Procuramos Cristo, não entretenimento.

Pedimos mudanças? Apenas cuidado.

Quem é o teu primeiro confidente? A quem dás logo as boas notícias? A quem recorres assim que precisas de ajuda? Com quem partilhas o que te desanima?

Jesus no sacrário tem um enorme desejo de estar contigo. Para te consolar, para ouvir as novidades, para ver a tua alegria...

Vai ter com Ele, conta-Lhe. Se não puderes materialmente, com a cabeça e o coração. Deus espera-nos nos momentos de emoção, de entusiasmo, de desanimo. Sempre.

E nós contamos primeiro à internet!

É que surgiu uma ótima oportunidade e tenho entrada. Vai ser único, irrepetível. Nem acredito que consigo ir! Que sorte! Só de pensar nos que querem ir e não podem… é um milagre. Não posso mesmo faltar. Nem que vá a pé!

Direi o mesmo a Jesus, hoje, a caminho da igreja!

Diante do Senhor, expões a tua vida e as decisões na certeza que Deus as confirma. Acabas com um Glória e dizes piedosamente "Seja o que Deus quiser".

Mas, com boa intenção, tens o Espirito Santo em cativeiro, como que domesticado, numa gaiola onde não te incomoda. E que tu visitas para informar ou pedir consolações. Queres ser tu a mandar.

Correu mal? Não digas que a culpa é de Deus se foste tu quem escolheu e se deixou enganar. Não colocaste a tua vida sobre o altar? E agora dizes-te crucificado?

Abre essa gaiola onde estás tu em cativeiro, não o Espírito Santo. Deixa entrar a surpresa do Amor de Deus. Deixa-te conduzir.

Queira eu o que Deus quer!

Posts mais antigos