Tema: Papa

É preciso correr o risco de amar. 30 ideias para rezar com as palavras do Papa na JMJ.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.
Disse-o a ti.
Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.
Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".
Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

Descarregar PDF

Rezar pelas pessoas une-nos mais a elas, efetiva e afetivamente. Reza todos os dias pelo Santo Padre. Concretizas assim o pedido que o Papa Francisco mais repete. E aprendes com ele que todos estamos dependentes da oração.

Mais unidos e mais rezadores. Por isto já a jornada teria valido a pena.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.

Disse-o a ti.

Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.

Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".

Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

*

Publicaremos uma ideia cada dia, começando amanhã. No link da bio já as encontras todas, se preferires utilizá-las de outro modo.

Acolhemos hoje o Papa Francisco em Lisboa. Estamos entusiasmados por ver o Santo Padre. E bem.

Mas temos que pedir a Deus que esta proximidade nos mude, que não seja a excitação momentânea de quem vê uma estrela. No Papa encontramos Cristo, um guia, um pai. A garantia da unidade e de estar no bom caminho. Além de o ver, é preciso segui-lo.

E aproveita o entusiasmo: também é importante que o Papa te veja!

Sempre que nos fala, o Papa Francisco faz este pedido. Hoje, como há 10 anos na sua eleição, o Santo Padre quer contar com a nossa ajuda.

Fazes a tua parte? O que rezas, todos os dias, pelo Papa? Com que atenção?

*

Obrigado, Papa Francisco, por estes 10 anos de serviço à Igreja. Marcámos a festa para agosto, ali junto ao Tejo. É que nessa data está cá mais gente!

Obrigado Papa Bento XVI.

Os católicos estão com o Papa.

Não só pela simpatia humana que transmite, ou pela exemplaridade de vida, ou pelo apoio da opinião pública. Estamos com o Papa porque Cristo lhe confiou o governo da Igreja, porque Deus lhe prometeu o auxílio do Espírito Santo, porque a Igreja é una e é ele o sinal visível dessa unidade. Estamos com o Papa para estar com Jesus.

Mas então, e se (exemplo exagerado de problemas que talvez venham a acontecer e que há até quem diga já terem acontecido porque a verdadeira intenção...)? Não inventes!

Estamos com o Papa. Que faz hoje 86 anos. Parabéns Papa Francisco!

Tu, que és artista. Que pintas, esculpes, tocas, cantas, escreves, filmas ou fotografas. Tu, que tens sensibilidade de artista. Que consegues ver no mundo laivos da grande Beleza que lhe deu forma. Tu, que crias obras belas. Já pensaste que a tua arte está a cooperar com a Criação divina? Já pensaste que crias com Deus? São para ti as palavras que o Papa Bento XVI disse em 2010, quando veio a Portugal: «Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza».

O Papa ontem falou de paz. Falou para quem? Para quem tem o poder nas mãos?

Sim. Mas também falou para ti!

Não és poderoso, não és influente, nem conhecido. Mas és cristão: como Cristo, levas no coração a preocupação pelo mundo inteiro, pela salvação de todos. O alívio da dor, a protecção dos inocentes, a justiça das leis... também são tarefa tua.

As palavras do Papa lembram-nos que não podemos ficar indiferentes aos problemas de ninguém. Podemos rezar, podemos falar, podemos gritar. Parece pouco, mas que diferente seria o mundo se rezássemos com fé. E se rezássemos mais!

Mudaria o nosso coração. Mudariam os corações à nossa volta. Mudaria a cultura. Mudaria o politicamente correto. Mudaria a visão do progresso. Mudaria o mundo.

No teu cantinho, discreto mas piedoso, és um grande influencer!

Hoje faz anos o Papa Francisco. De todos, é quem mais peso carrega. E nós, como bons filhos, queremos aliviar esse fardo. Contribuir para que o jugo do Senhor seja suave e leve, sobretudo para o Santo Padre.

A carga também é nossa. Se amamos Cristo, amamos a Sua Igreja e ajudamos quem tem o encargo da a guiar. É que sozinhos, não somos nada.

Por isso rezamos todos os dias. Não é?!

Link na bio.

Esta edição recolhe as catequeses do Papa Bento XVI sobre Oração. A experiência de quem passou muitas horas em conversa com Deus.

O Papa emérito fala-nos da oração de Jesus, da oração na Bíblia, de como devemos orar. É um "livro que queima" mas com serenidade: a própria deste diálogo com Deus.

Ajuda-nos a ter outros horizontes para a nossa vida de oração.

Foi editado pela Paulus em português. Também se podem encontrar as catequeses no site do Vaticano e no link da bio (recolhidas por nós).

Link na bio.

Ao subir ao Céu, Jesus pediu aos Apóstolos que fossem por todo o mundo, pregar o Evangelho. Agora somos nós.

Nesta Exortação Apostólica, o Papa mostra-nos como essa é uma tarefa apaixonante. Anunciamos o Evangelho porque não contemos o Amor a Deus dentro do nosso coração. E quando ele transborda, aumenta ainda mais essa paixão por Cristo.

No link da bio deixamos, além do texto completo, uma seleção de excertos feita por nós.

Um cheirinho:

EG 20 “(…) todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.”

EG 81 “(…) muitos leigos temem que alguém os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre.”

EG 264 “A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus (…). Um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoas amada, de a apresentarm de a tornar conhecida, que amor seria? Se não sentimos o desejo intenso de comunicar Jesus, precisamos de nos deter em oração para lhe pedir que nos volte a cativar-nos.”

Vamos chamar toda a gente?

É fácil ter admiração pela figura impressionante do Papa Francisco. Ainda bem, é um dom de Deus. Mas para um católico, não basta isso: temos que ouvir o que diz, o que nos pede, o que quer que rezemos. Ele é Cristo na terra, é nosso pai. Une-nos na Igreja e aos outros. Pelo menos, espero que ligues mais ao Santo Padre, do que às mil contas que segues nesta rede!

Uma sugestão para acompanhar a pregação do Papa Francisco: seguir a conta da Agência Ecclesia @agenciaecclesia . Tens posts diários, breves, com os temas mais importantes.

O Papa pede e precisa da nossa oração. E que o sigamos. E que lhe mostremos o nosso carinho de filhos. Se ainda não rezas por ele todos os dias, começa hoje, que é o seu aniversário. Podes rezar a São José. Ganha o Papa e ganhas tu.

#papafrancisco #vaticano