Tema: Nossa Senhora

É preciso correr o risco de amar. 30 ideias para rezar com as palavras do Papa na JMJ.

"É preciso correr o risco de amar." Disse-o o Papa Francisco em Lisboa perante uma multidão de jovens sedentos de sentido e cheios de generosidade.
Disse-o a ti.
Para que estes dias não sejam apenas uma boa recordação, sugerimos 30 ideias para rezar com as palavras do Papa, e umas perguntas para te ajudar a tomar decisões.
Antes de regressar a Roma, o Santo Padre deixou-nos um desafio: "Partis daqui com o que Deus semeou no coração: fazei-o crescer, guardai-o com diligência (Angelus, 6 agosto)".
Começa tu a cuidar dessa semente, e o fruto da jornada espalhar-se-á à tua volta. E Cristo reinará no coração de todos.

Descarregar PDF

A presença de Maria consola sempre, e Fátima tem o dom de nos transmitir confiança. Mas a mensagem é muito exigente.

Nossa Senhora pediu a umas crianças que rezassem o terço todos os dias, e eles rezavam vários. Pediu-lhes um grande amor a Jesus na Eucaristia, que eles mostravam na Sua adoração. Pediu-lhes penitência, que eles faziam pelos seus pecados e pelos nossos. Pediu-lhes uma devoção ao Papa, que amavam sem poder compreender. Pediu-lhes que sofressem com fé, por amor a Jesus.

O impressionante clamor que se ouve naquele santuário, não é só um pedido pelas nossas pequenas intenções: é a prece à mãe de Deus pela salvação das nossas almas.

Não está certo que sejas beneficiado, que ganhes sem esforço aquilo a que não tens direito, que façam por ti o que não quiseste fazer, ficando tu com a vantagem.

Mas é o que parece acontecer quando recorres a Nossa Senhora. Ela faz-te passar à frente, luta contigo, fala bem de ti ao seu filho.

Parece, mas não é batota, é o jeito de mãe a tornar tudo fácil. Porque te leva sempre até Jesus: os dois, lado a lado, no seu colo.

Aproveita o mês de maio para pedir e recomeçar, agarrado a Maria. É mais fácil.

A morte de Cristo deixou-nos perplexos e tristes. Ele tinha-a predito mas a nossa fé era ainda fraca.

Fomos ter com Maria, que nos consola e recorda as promessas de Jesus. Ainda não acreditamos mas a sua ternura alivia-nos.

Como naquele sábado, Maria é fonte de esperança para os discípulos de Cristo. Testemunho de fé em Deus e atenção aos seus filhos.

É ela o refúgio seguro para fugir da tristeza e o caminho de regresso quando, por tolice, voltaste a perder Jesus.

Quis dizer algo sobre Maria que lhe fizesse justiça.

Que cantasse a sua beleza, exaltasse a sua força, implorasse o seu abraço.

Quis dizer quanto nela espero, por ela clamo, nela confio.

O que lhe devo, como me alegra, quanto a amo.

Que é minha rainha e mãe.

E disse um anjo: Avé, cheia de graça!

Nossa Senhora mostra-nos a ternura de Deus. Facilita o caminho mais difícil, segura-nos para saltar os obstáculos.

Às vezes tens vergonha de olhar Jesus nos olhos. Não deves. Mas se o remorso é difícil de esconder, vai até Jesus pela mão da tua mãe.

E se tens dúvidas de poder voltar, conta-lhe. Ela convence-te!

***

Pediste ajuda a Nossa Senhora para aproveitar bem a JMJ?

E se rezasses o terço todos os dias?

Nossa Senhora pediu, em Fátima, que rezássemos o terço todos os dias. Pediu-o em todas as aparições. E pediu-o a ti, que tens muito que fazer, nenhum tempo livre e uma facilidade incrível para adormecer na oração!

Escolhe o teu momento para rezar o terço, diariamente. Quando o plano do dia for diferente, reza antes. Nos dias em que for impossível rezar antes, reza no fim de tudo. Mas reza!

Não é para cumprir: é amor e agradecimento a Santa Maria. E a consciência de que a tua missão só se cumpre rezando.

E a confiança de que um mês dedicado a Nossa Senhora só pode ser bom! Rezas o terço com cuidado, visitas Maria mais vezes, trabalhas com uma imagem dela diante dos olhos. E pedes, pedes, pedes...

Se costuma conceder o que pedes? Já nem sabes. Sabes que passam sempre muito tempo juntos, Mãe e filho. Para já, é só isso que queres.

Jesus morreu.

Os discípulos estão confusos e inquietos. Caiu por terra a sua maior esperança, mataram o seu grande amor.

E agora? Estavam enganados?

Também me sinto assim.

Juntei-me aos discípulos e fomos ter com Maria. Disse-nos que devíamos confiar, que tudo estava escrito, que sofria como nós mas não perdia a esperança.

E, sem o saber explicar, fiquei cheio de paz.

Tão simples, pura e humilde. Tão deslumbrante e luminosa. Tão próxima e atenta. Tão serena e forte.

Quando estava louco, preso à terra, emaranhado nos enganos do orgulho e da impureza, foi Maria quem me resgatou.

Obrigado Senhor por quereres assim a Tua mãe.

Obrigado Senhora por me teres cativado.

Rainha concebida sem pecado, rogai por nós!

Não gostas do terço. É repetitivo, monótono. Sempre as mesmas orações, as mesmas palavras. Seria impossível repeti-lo todos os dias. Preferes o estímulo da novidade.

Mas já reparaste que o amor é sempre repetitivo, sempre rotineiro? Como esses casais velhinhos que continuam a andar de mão dada e a perguntar diariamente um ao outro como correu o dia. Quando repetem os mesmos actos, estão a renová-los, a dar-lhes nova vida. Sempre, e a cada dia, fazem novas as velhas promessas. São fiéis. São perseverantes.

E tu? Queres aprender a amar assim? Então, agarra no terço. Maria vai ensinar-te.

Pediu-o Nossa Senhora em Fátima, a 13 de outubro.

Mas nós não ouvimos. Achamos “pecado” uma palavra feia, incómoda, acusadora. Que carrega de remorsos estes pobrezinhos sem culpa nenhuma!

Só assumimos dificuldades. Nunca a má intenção, a mesquinhez, o erro que escolhemos vezes sem conta.

Deus é misericordioso. Mas quando perdermos por completo a noção de pecado, perderemos também a de misericórdia. E depois, a de Deus.

Uma alma em que Deus quer morar? Alguém por quem Cristo derramou o seu sangue? Beleza? Interioridade?

E na praia, o que vês?

É que com esse olhar de caçador não verás mais do que um corpo. Nem te incomodará seres tu a presa.

Pensa em Maria. Se olhares como Ela, Virgem Puríssima, o teu olhar será limpo. Verás bem e não cederás à tentação de roubar o que pertence a Deus.

Se não consegues olhar de outro modo, não olhes. Nem desejes esses olhares sobre ti: não ficas bem aos pedaços!

Com os defeitos que te envergonham, com as dificuldades que te esmagam, com as dores que não és capaz de suportar. Olha para o céu aí do fundo, humilhado, vulnerável. Olha para o céu nessa inquietação, na fraqueza, na tentação.

Olha para a tua Rainha! Bela, luminosa, deslumbrante.

Para a tua Mãe! Carinhosa, serena, forte.

Para a tua Amiga! Apoio, companhia, conselho.

Olha para o céu. Não te enche de esperança?

*

Feliz dia da Assunção de Nossa Senhora!

A que vejo naqueles que estão perto de Deus. Que me espanta porque sei que têm dores. Que me irrita porque parece inconsciência. Que invejo porque não sou capaz de a encontrar.

Vem de Deus.

A fé diz-nos a verdade sobre nós mesmos. Dá-nos a paz de poder conhecer e fazer o que devemos.

A caridade revela-nos que somos infinitamente amados e chamados a responder a esse amor.

A esperança dá-nos uma confiança segura no poder de Deus, que nos leva a entregar tudo nas suas mãos.

E sem Deus, fico entregue a mim próprio. Que susto!

Maria, causa da nossa alegria, rogai por nós!

Foi o que lhe disse Nossa Senhora e o que ele cumpriu com tanto empenho e gosto.

O Francisco era uma criança. O Francisco é Santo. Se a ele lhe foram pedidos muitos terços, eu, pelo sim, pelo não, vou ver se passo mais as contas do Rosário.

Afinal, não custa nada. E consigo muito com esta oração.

Talvez me ajude a ver com mais clareza aquelas infidelidades a que sou insensível. E que me pedem mais terços que ao Francisco!

Posts mais antigos